Fiscalização de fertilizantes e corretivos no Mato Grosso e Pará

fiscalização

Auditores fiscais federais agropecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) percorreram 4.400 km em operação inédita para fiscalizar fertilizantes e corretivos nos estados de Mato Grosso e Pará. Na ação foram coletadas 37 amostras de produtos para análise de conformidade nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA).

Transporte rotineiro de corretivos e fertilizantes

Durante 14 dias de operação, a equipe fiscalizou 18 estabelecimentos na região de Santarém, Itaituba, Rurópolis, Belterra e Fordlândia no Pará e 22 estabelecimentos no Norte do Mato Grosso, municípios de Guarantã do Norte, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Cuiabá.

“Esse percurso realizado representa importante rota produtiva do agronegócio brasileiro. Uma particularidade que chamou muito a atenção dos auditores foi o transporte rotineiro de corretivos e fertilizantes, em barcaças de 4.000 toneladas de carga, pelo rio Tapajós na região norte”, relatou o auditor fiscal federal agropecuário, Leonardo Gianasi.

fiscalização fertilizantes e corretivos

Quatro estabelecimentos estavam operando sem o devido registro no Mapa.

Foram embargadas cautelarmente 11 empresas, sendo que quatro estabelecimentos estavam operando sem o devido registro no Mapa. Os outros casos requerem adequações nas instalações ou comprovação de cumprimento dos procedimentos de controle de qualidade das matérias-primas e produtos acabados. Ao todo foram emitidos 27 autos de infração e sete termos de intimação.

“Produtos com identificação irregular, com potencial de induzir o consumidor ao erro, e produtos sem identificação obrigatória foram apreendidos para adequação conforme as normas vigentes”, destacou Gianasi.

A força-tarefa foi organizada pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas

Participaram da ação 10 auditores fiscais federais agropecuários de diversos estados. A força-tarefa foi organizada pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas e contou com o apoio logístico das Superintendências Federais de Agricultura nos estados do Pará e Mato Grosso.

Registro de Fertilizantes e Corretivos no MAPA

Se beneficie de nosso know how e realize de forma rápida e sem burocracia todo o processo de registro de fertilizantes e corretivos.
Conhecemos as exigências que o Mapa prescreve nos processos.

Enquanto você se concentra na qualidade do seu produto, a Aralez quebra a caminhada burocrática da regulamentação em passos rápidos e eficazes.

Regularize com Aralez. Regulamente com Aralez.

Você também pode se interessar por Registro de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos de Solo

Fonte: MAPA

Fiscalização de fertilizantes e corretivos no Mato Grosso e Pará
Comparti-lhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.