Operação conjunta do Mapa, Ibama e PRF apreende cerca de 150 toneladas agrotóxicos irregulares

A Operação Ceres, realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ibama e Polícia Rodoviária Federal (PRF), teve como objetivo identificar e apreender agrotóxicos irregulares em São Paulo.

Durante a operação, 29 empresas foram fiscalizadas, resultando na interdição de 4 delas devido às precárias condições de fabricação dos produtos agrícolas.

Ao todo, 152 toneladas de agrotóxicos biológicos e químicos foram apreendidos e 42 Autos de Infrações foram lavrados, totalizando R$ 10.394.674,00 em multas.

Além disso, foram encontrados microrganismos de controle biológico, patógenos humanos e agrícolas na composição dos insumos.

A operação evidenciou também o fracionamento e a comercialização de agrotóxicos químicos em estabelecimentos clandestinos, além da fabricação de produtos domissanitários destinados ao mercado agropecuário, o que requer registro e análise de risco ambiental. Esses agrotóxicos ilegais representam riscos para a agropecuária, saúde e meio ambiente.

A operação foi a maior já realizada com a participação dos três órgãos e teve como base a análise de amostras realizada pelo Mapa no início do ano.

Os resultados mostraram a presença de microrganismos de controle biológico em fertilizantes e outros produtos agrícolas.

Fonte :agro.gov.br

Operação conjunta do Mapa, Ibama e PRF apreende cerca de 150 toneladas agrotóxicos irregulares
Comparti-lhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.