Lições com a suspensão da produção de alimentos da marca Fugini

Lições aprendidas com a suspensão da produção de alimentos da marca Fugini pela Anvisa.

A Anvisa suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de alimentos da marca Fugini produzidos em uma das unidades da empresa, devido a falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. A medida preventiva foi tomada após uma inspeção sanitária na fábrica de Monte Alto em conjunto com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto.

produção de alimentos da marca Fugini

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento dos alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor.

Para maiores detalhes sobre essa suspensão, leia o artigo da Anvisa.

O que são as boas práticas de fabricação?

As boas práticas de fabricação são um conjunto de procedimentos a serem seguidos por empresas fabricantes de alimentos, necessárias para garantir a qualidade sanitária desses produtos.

Elas englobam uma série de regras relacionadas à fabricação de um alimento e abrangem desde as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações até o controle de qualidade das matérias-primas e do produto final. Incluem também questões como saúde e capacitação dos trabalhadores, controle de pragas, armazenamento, transporte e documentação, entre outras.

Para saber mais sobre as regras de boas práticas de fabricação de alimentos, basta acessar a Biblioteca de Alimentos. Já para conhecer outras medidas preventivas de fiscalização adotadas pela Anvisa, clique aqui.

Biblioteca de Alimentos

Lições aprendidas com a suspensão da produção de alimentos da marca Fugini pela Anvisa

Uma lição que pode ser aprendida com essa notícia é a importância da qualidade e segurança dos produtos oferecidos pela empresa. As falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade, segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade identificadas pela Anvisa na fábrica da Fugini podem ter consequências negativas para a reputação da empresa e para a saúde dos consumidores. É essencial que as empresas se preocupem com a qualidade e segurança de seus produtos, além de cumprir as normas e regulamentações exigidas pela Anvisa e outros órgãos regulatórios. Ainda, é importante que as empresas estejam sempre atualizadas e dispostas a realizar as adequações necessárias para atender às exigências de regulamentação e garantir a qualidade e segurança dos produtos e serviços oferecidos.

Evite problemas como os ocorridos com a Fugini

Para garantir que sua empresa esteja em conformidade com as regulamentações e evitar problemas como os ocorridos com a Fugini, entre em contato com a Aralez Regulatória. Nossa equipe de especialistas em regulação e compliance está pronta para oferecer suporte e assessoria em todas as etapas do processo de regularização da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo a manter sua empresa em conformidade com as normas e regulamentações vigentes.

Leia também: Como obter a Licença junto a Vigilância Sanitária e AFE junto a ANVISA

Fontes: Anvisa

Lições com a suspensão da produção de alimentos da marca Fugini
Comparti-lhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.