Gostaria de saber mais?

Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato.







    Licença de estabelecimento para armazenagem e distribuição de correlatos

    Estabelecimentos que armazenam e distribuem produtos para saúde, obrigatoriamente devem possuir a AFE (Autorização Federal de Funcionamento) emitida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

    Antes de solicitar a AFE junto à ANVISA, é necessário verificar se o estabelecimento possui alvará de funcionamento emitido pelo município.

    Esse documento é fundamental para comprovar que o estabelecimento está em conformidade com as normas municipais de saúde. 

    Vamos seguir de forma simplificada, com passos, no decorrer do texto. 

    1º Passo – A Escolha do Local

    Escolher o local onde será armazenado o seu produto é essencial para garantir que tudo ocorra da forma correta.

    Esse local deve atender a algumas exigências, como as do órgão ambiental, por isso é importante consultar a prefeitura sobre o uso do solo antes de iniciar a atividade, informando os CNAES corretos para a atividade. Isso evitará problemas futuros e garantirá que tudo funcione da melhor forma possível.

    Calma, não se apavore!

    A equipe Aralez te indicará esses CNAES e um profissional qualificado para realização desse estudo do solo e obtenção da licença junto a ambiental.

    2º Passo – A escolha do Profissional

    Escolher o profissional que será o Responsável Técnico pela empresa é essencial para garantir que todos os serviços prestados estejam de acordo com a legislação vigente.

    Esse profissional deve ser contratado via CLT ou via contrato de prestação de serviço, mas independentemente da forma como for feito seu vínculo, ele precisa estar registrado no conselho de classe correspondente à sua área de atuação. Isso garante que você possa contar com toda a assessoria e apoio necessários para que a sua empresa funcione conforme as regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.

    Não deixe para última hora pois cada conselho de classe possui um prazo mínimo para realizar esse procedimento.

    Entre em contato com a nossa equipe para se orientar.

    3º Passo – Laudo Técnico de Avaliação

    Solicitar junto a Vigilância Sanitária do seu município ou estado o LTA (Laudo Técnico de Avaliação) é essencial para que sua empresa esteja em conformidade com as normas vigentes.

    Nessa solicitação iremos enviar à Vigilância o projeto arquitetônico da sua empresa, contendo os fluxos de recebimento, armazenagem, separação e expedição de produtos. Esse laudo é indispensável para que sua empresa possa funcionar normalmente.

    Mais uma vez, não se apavore! Temos parceiros que realizam esses projetos e vamos cuidar juntamente com eles para que o seu LTA seja aprovado!

    4º Passo –  Elaborar o Sistema da Qualidade

    Esse é um processo importante, que irá descrever detalhadamente como a sua empresa funciona e deve funcionar, seguindo as Normas. Para isso, é necessário planejar e estabelecer os POPs (Procedimentos Operacionais Padrão), IT (Instruções de Trabalho), tabelas e planilhas.

    Aproveite esse momento para revisar todas as RDCs e adequá-las às necessidades da sua empresa. Essa é uma etapa importante para garantir que o seu Sistema da Qualidade esteja alinhado às Normas.

    Com dedicação e comprometimento, conseguiremos colocar em prática um excelente Sistema da Qualidade!

    Nesse momento é necessário solicitar alguns documentos da empresa ao seu contador e iniciar o processo de solicitação da licença junto a Vigilância Sanitária. 

    Acompanhar essa fase de solicitação da LVS é fundamental para que tudo ocorra de forma tranquila e sem contratempos. Além disso, é importante ter em mente que um fiscal da vigilância vai até sua empresa para verificar se tudo está sendo feito da forma correta.

    Por isso, mantenha os documentos necessários sempre à mão e faça uma inspeção das instalações com regularidade. Com um pouco de organização e planejamento, tudo será resolvido da melhor maneira possível.

    Finalmente, após todo o trabalho, você recebe o Relatório de Inspeção Favorável da ANVISA. Mas ainda não acabou! É necessário solicitar a sua AFE (Autorização de Funcionamento) para poder armazenar e distribuir correlatos.

    Com esse relatório em mãos, vamos solicitar a sua AFE junto à ANVISA. Essa solicitação irá para uma fila para análise.

    Em torno de 10 a 20 dias úteis, a AFE estará sendo publicada no D.O.U (Diário Oficial da União) e você estará apto a iniciar as atividades do seu estabelecimento.

    Observação importante: Essa Licença na Vigilância Sanitária tem validade de 12 meses e a renovação deve ser solicitada 60 dias antes do prazo de vencimento. Não perca esse prazo! 

    A AFE não tem validade!

    Conclusão

    Com a licença, você terá toda a segurança jurídica necessária para operar seu negócio sem preocupações. Além disso, estarás em conformidade com as exigências legais da ANVISA. Obtenha já sua Licença de Estabelecimento com a equipe Aralez.

    Temos expertise no procedimento, além de um corpo técnico preparado para cuidar de tudo. Não usamos metodologias enroladas. Procuramos ser o mais transparente possível no desenrolar deste processo.

    Trabalhamos para te ajudar a alcançar seus objetivos e transformar seu projeto em realidade.

    Licença de estabelecimento para armazenagem e distribuição de correlatos

    Gostaria de saber mais?

    Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato.







      Conheça mais serviços: